Membrana
Criado em 2020, inicialmente em formato podcast, apresenta músicos e poetas da cena independente
de diferentes partes do Brasil. Esses artistas apresentam suas memórias a partir de suas canções e histórias locais.
Poetas são convidados a compor seus textos com experimentações sonoras e visuais.
| Experimentação audiovisual, a partir do álbum Crenças e Tramas. Realizada através do edital Cultura nas Redes 2 no Mirante da Granja Guarani, em Teresópolis, 2022. Créditos: Direção, edição e som direto: Gabriel Martinho Fotografia e finalização de cor: Rafael Frydmann Mixagem das músicas: Thiago Sobral Agradecimentos: Isabel Veiga Paula Milward Maggi Miguel Garcia Realização: Membrana Patrocínio: SECECRJ. Clique aqui para ver o vídeo.
CRÍTICA (VOVÔ BEBÊ) ENTREVISTA (ARTHUS FOCHI) POESIA-CANÇÃO (CHACAL E MORAES MOREIRA)
| O compositor Alexandre Lemos lê crítica de Zé Jorge sobre o álbum Briga de família do Vovô Bebê. Gabriel Martinho conversa com Arthus Fochi sobre sua trajetória pelos ritmos da América do Sul e a produção musical da atualidade no Brasil. O poeta Chacal nos brinda com uma versão exclusiva da leitura de um texto seu que foi musicado por Moraes Moreira. Clique aqui para ouvir o episódio.
CRÍTICA (WALTER FREITAS) ENTREVISTA (COBRA VENENOSA) POESIA (PRISCILA DUQUE)
| O produtor cultural Felipe Pamplona apresenta uma crítica musical sobre o álbum Tuyabaé Cuaá de Walter Freitas. Gabriel Martinho conversa com a compositora do grupo de carimbó urbano Cobra Venenosa sobre sua trajetória iniciada no distrito de Icoarací (PA). A artista multimídia Priscila Duque declama uma poesia autoral premiada através de um vídeo-performance pelo festival Te aquieta em casa da Secretaria de Cultura de Estado do Pará em 2020. Clique aqui para ouvir o episódio.
ENTREVISTA (MARCELA BONFIM E AMAZÔNIA NEGRA) POESIA (JUAN BARBOSA E VERÓNICA DANIELA)
| Gabriel Martinho conversa com a compositora Marcela Bonfim sobre seu encontro com a música em Rondônia e o projeto multimídia Amazônia Negra. Muitos cantos e contos passando pelos Barbadianos, Tereza de Benguela, Bubu e Dom Lauro. Na dobradinha poética, o texto de Juan Barbosa e a sonorização de Verónica Daniela nos convidam a imergir numa lua que invade os pés. Clique aqui para ouvir o episódio.
RESENHA (MAURICIO UBAL) ENTREVISTA (HAICU DUO) POESIA (LIV LAGERBLAD E ARTHUS FOCHI)
| Arthus Fochi relata seus encontros em Montevideo como diretor do selo Cantores del Mundo para comentar sobre a importância do cantor e compositor Mauricio Ubal para as expressões da música popular uruguaia. Gabriel Martinho conversa com o duo Julia Shimura e Pedrinhu Junqueira sobre as composições do projeto Haicu. A poetisa Liv Lagerblad faz a leitura de Hospício sonorizada por Arthus Fochi. Clique aqui para ouvir o episódio.
CRÍTICA (TERNO REI) ENTREVISTA (LARIZA XAVIER) POESIA SONORA (CAROL BLACKBIRD E LUÍSA LEMGRUBER)
| Zé Jorge faz uma leitura crítica sobre o disco Violeta da banda Terno Rei. Gabriel Martinho conversa com a compositora Lariza Xavier sobre sua trajetória pelo Pará em um corpo-voz. Encontro entre os versos da poetisa Carol Blackbird e as sutilezas da artista sonora Luísa Lemgruber. Clique aqui para ouvir o episódio.
ENTREVISTA (MATEUS MOURA) POESIA SONORA (LUANA MOURA E JOSÉ VIANA)
| O compositor Mateus Moura nos convida a viajar pelas narrativas fonográficas do álbum Com Licença, além de prestar homenagem a Chico Braga e comentar o projeto Matou o cinema e foi a família! No encontro poético entre armas e sutilezas ouvimos texto e voz de Luana Moura com sonorização de José Viana. Clique aqui para ouvir o episódio.
ENTREVISTA (COLETIVO JANGA) POESIA (BEATRIZ BASTOS, LUIZ CARLOS COELHO DE OLIVEIRA, THIAGO FLORENCIO)
| Conversamos com o coletivo Janga formado por Beatriz Bastos, Luiz Carlos Coelho de Oliveira e Thiago Florencio, poetas cariocas que comentam os três livros lançados Balaclava, O nativo ausente e Castanheiras, as delícias de viajar por línguas diversas do irã aos xamãs e os pássaros, e sobre os interstícios entre o corpo e o papel. Clique aqui para ouvir o episódio.